SEJA BEM VINDO!

SEJA BEM VINDO!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sapucaia terá salas de inclusão especial

Um problema antigo do município está preste a ser solucionado, o prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, teve a confirmação, em audiência com o Secretário Executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, em Brasília, que o município foi contemplado com cinco salas de inclusão especial e já existe a previsão de mais quatro para 2010. Até então, as crianças que necessitam de atendimento educacional especializado em Sapucaia, buscam em escolas de municípios vizinhos. Das cinco salas que vão ser instaladas ainda este ano, uma será equipada com recursos para deficientes visuais, com leitura em braile, lupa, computador, material pedagógico e outros materiais especializados.

Para o prefeito Ballin esse mais um passo importante que o município dá no sentido da inclusão. “A partir desse projeto do Governo Federal, poderemos propiciar as condições necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem e a inclusão de nossas crianças com deficiência”. Este programa faz parte da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, do Governo Federal. O programa consiste em atividades complementares à escolarização dos alunos da educação especial, nas classes regulares do ensino público.

As escolas escolhidas para sediar uma sala de inclusão serão escolhidas de acordo com alguns critérios estabelecidos pelo programa, sendo que um dos critérios fundamentais é a existência de alunos com deficiência em sala de aula no ensino regular.

Professores recebem qualificação
Cinco professores da rede pública do município vão receber qualificação para o atendimento nas salas de inclusão. O curso será em nível de especialização, no ensino à distância, e terá duração de um ano e meio, com 420 horas de duração.
Susana Tomaz – Jornalista Diplomada -Mtb 8600
Fonte:http://www.sapucaiadosul.rs.gov.br/noticias/2009/09/25-09-2009_06.html Acessado em 30/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário