SEJA BEM VINDO!

SEJA BEM VINDO!

domingo, 11 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Pressupostos Filosóficos e Pedagógicos

Secretaria de Educação Especial - MEC
http://portal.mec.gov.br/seesp/
Ações, Programas, projetos, legislação, publicações sobre Educação especial e Inclusiva.

Centro de Apoio Pedagógico Especializado
http://cenp.edunet.sp.gov.br/Cape_new/cape_arquivos/default.asp
Site do CAPE da Secretaria de Educação de São Paulo/CENP que oferece suporte ao processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na Rede Estadual de Ensino.

Sites Nacionais - INEP
http://bve.cibec.inep.gov.br/ac_rap.asp?cat=22&nome=Educação%20Especial
Relação de sites e artigos sobre Educação Especial.

A nova LDB e as necessidades educativas especiais.
Júlio Romero Ferreira. In: Cad. CEDES, Set. 1998, vol.19, no.46. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
São analisados os dispositivos referentes à Educação Especial na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que apontam uma ação mais ligada aos sistemas e aos programas do ensino regular. Indicam-se algumas implicações e perspectivas para a área, no contexto das reformas educacionais em curso.

O que é Educação Inclusiva?
http://www.geocities.com/Athens/Styx/9231/educacaoinclusiva.html
Neste texto, a Profa. Dra. Leny Mrech, da USP, apresenta um breve panorama da Educação Inclusiva nos Estados Unidos, alguns Centros de Estudos localizados em outras partes do mundo e os principais documentos que foram produzidos nessa área. A autora também faz considerações sobre o que se entende por Educação Inclusiva e os aspectos que devem ser privilegiados na montagem de uma política educacional de implantação da escola inclusiva.

Educação, Direito E Cidadania
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2001/edc/edc0.htm
Programas da Série Debates – TV Escola/Um Salto para o Futuro dedicados a reflexão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, seus fundamentos, seus princípios, a concepção de cidadania aí formulada, a educação como um dos direitos fundamentais para o exercício desta cidadania e o papel da escola como um dos agentes importantes no esclarecimento e na promoção destes direitos. Traz textos sobre Educação Inclusiva.

Seção de Artigos sobre Educação Inclusiva
http://www.educacaoonline.pro.br/lista_secao.asp?p_id_secao=5
Traz uma série de artigos que fundamentam, informam, discutem e tecem considerações sobre a Educação Inclusiva. Pode-se destacar os seguintes artigos: "Manual Informativo sobre Inclusão, para Educadores"; "Mundo Melhor para Quem?"; "A Integração dos Alunos Portadores de Deficiência e o Atual Contexto Educacional Italiano"; "Educação Inclusiva,

Realidade ou Utopia?"; "Inclusão e Integração ou Chaves da Vida Humana".

Uma escola de todos, para todos e com todos: o mote da inclusão
http://www.lite.fae.unicamp.br/papet/2002/nt/ta1.5.htm
Relatos do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade da Faculdade de Educação da Unicamp sobre sua atuação ao orientar redes de ensino e escolas de educação infantil e de ensino fundamental, visando à eliminação das barreiras que impedem as escolas de se abrirem, incondicionalmente às diferenças.

Banco de Escola: Educação para Todos
http://intervox.nce.ufrj.br/~elizabet/index.html
Aqui, você encontrará, entre outros temas educacionais, informações, textos e artigos sobre inclusão escolar e social de pessoas com deficiência .

A humanidade como ela é
http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0073.asp
Entrevista da jornalista e autora de livros sobre Educação Inclusiva, Claudia Werneck, que ressalta a má utilização da palavra inclusão e a prioridade que a escola deve dar a um trabalho nessa área. Aborda também a necessidade de mudanças físicas no ambiente escolar e na forma de pensar do professor para elevar sua auto-estima. Defende a capacitação de adolescentes, através do projeto "Quem cabe no seu todos?".

Educação Inclusiva
http://www.inclusao.com.br/index_.htm
Encontram-se artigos, links que tratam de Educação Inclusiva e a análise de algumas situações que auxiliam no trabalho com as crianças portadoras de necessidades especiais.

Sociedade Inclusiva - PUC Minas
http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/
É possível encontrar palestras sobre inclusão, uma cartilha sobre o tema, legislação e trabalhos realizados no II Seminário Internacional Sociedade Inclusiva.

DECLARAÇÕES INTERNACIONAIS

Declaração de Salamanca
http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/deficiente/lex63.htm
Documento que reafirma o compromisso de "Educação Para Todos". Aborda os princípios, a política e a prática que devem nortear a inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, no sistema regular de ensino.

Declaração de Madri
http://www.educacaoonline.pro.br/doc_declaracao_de_madri.asp
Declaração aprovada no Congresso Europeu de Pessoas com Deficiência, em março de 2002, entendendo a deficiência como uma questão de Direitos Humanos. Enumera as barreiras na sociedade que conduzem à discriminação e à exclusão social, defendendo oportunidades iguais às pessoas com deficiência.

Documentos sobre Educação Inclusiva
http://www.educacaoonline.pro.br/documentos.asp
Traz documentos referenciais para a Educação Inclusiva: Declaração de Madri; Parâmetros.

Curriculares Nacionais - Adaptações Curriculares; Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica; Programa de Ação Mundial para as Pessoas Deficientes; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Declaração de Salamanca; Declaração Mundial sobre Educação Para Todos; Convenção sobre os Direitos da Criança, entre outros.

TEMAS EDUCACIONAIS

Esta seção traz diversos artigos e links sobre os programas e ações do Ministério da Educação, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e de instituições educacionais de outros Estados brasileiros e de vários países, assim como do Terceiro Setor. Neles encontram-se temas como progressão continuada, aceleração da aprendizagem, avaliação educacional, municipalização e questões relativas aos profissionais da educação. Além disso, apresenta uma série de links com sites que tratam da legislação brasileira referente à Educação

EDUCAÇÃO EM DEBATE

PROGRAMAS E AÇÕES DO MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA

PROGRAMAS E AÇÕES DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

PROGRAMAS E AÇÕES DE OUTROS ESTADOS

PROGRAMAS E AÇÕES DE OUTROS PAÍSES

PROGRAMAS E AÇÕES DO TERCEIRO SETOR

PESQUISA EDUCACIONAL E ESTATÍSTICAS

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

RECURSOS DE ENSINO

Esta seção traz indicações de sites que poderão subsidiar e enriquecer o trabalho em sala de aula nas diversas áreas do conhecimento (Artes, Biologia, Ciências, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Língua Estrangeira), nos diferentes níveis de ensino.

links

EDUCAÇÃO INFANTIL

ENSINO FUNDAMENTAL

ENSINO MÉDIO

HINOS BRASILEIROS

MATÉRIAS ESPECIAIS

FONTE: Você encontra muito mais no site http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ein_l.php?t=001 Acessado em 11/10/2009


Um comentário:

  1. nossa que blog lindo que fala sobre a educação , adorei . acho que esse blog vai me ajudar muito nas minhas aulas de Pedagogia

    ResponderExcluir