SEJA BEM VINDO!

SEJA BEM VINDO!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Um filme tocante e fundamental

Trata-se do filme indiano Taare Zameen Par, de 2008, que no Brasil recebeu duas traduções: Como Estrelas na Terra e Somos Todos Diferentes. Nos Estados Unidos, foi exibido com o título: Every Child is Special (Todas as crianças são especiais).
O filme foi dirigido por Aamir Khan, que faz o papel do professor substituto de arte que transforma a vida do garoto Ishaan Awasthi, vivido pelo extraordinário ator de 9 anos Darsheel Safary.
Sem cair nos clichês que esse tema poderia suscitar, Como Estrelas na Terra enfoca a dislexia no garoto Ishaan, que passa por todo tipo de violência, em casa e na escola, até ser resgatado do sofrimento pelo professor de arte.
Com lirismo e poesia, nas imagens e nas músicas, que dão encanto e magia à narrativa, o filme nos emociona e nos coloca diante da questão: - por que a sociedade tem tanta dificuldade de lidar com as diferenças e a tendência de valorizar só quem está dentro dos padrões estabelecidos?
Ishaan vive o drama de repetir pela segunda vez na escola porque, por portar dislexia, as letras dançam na sua frente, tanto na lousa quanto no caderno, e não consegue acompanhar as aulas e focar a atenção. É punido por indisciplina pela direção da escola e pelo pai, que resolve transferi-lo para um internato, onde será brutalmente tratado, apanhando de palmatória, até ser descoberto pelo professor de arte, que também sofreu em criança por ser disléxico, dando a Ishaan condições de expressar o seu talento.
Leia mais, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário