SEJA BEM VINDO!

SEJA BEM VINDO!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Conheça sistemas operacionais gratuitos para deficientes visuais


Soluções baseadas em distribuições do Linux facilitam o dia a dia.

Iniciativas nacionais de adaptações de sistemas operacionais estão facilitando o dia a dia de portadores de deficiência visual. Aplicativos fazem a leitura de texto na tela de um computador e emitem o seu conteúdo por áudio, permitem a navegação na internet, uso de mensageiros instantâneos e a criação de documentos de texto, apresentações ou planilha de cálculo através de programas de acessibilidade.

Entre essas iniciativas, destacam-se duas distribuições Linux (sistema operacional de código aberto) customizadas para atender as necessidades de quem tem dificuldades de leitura ou possui deficiência visual completa.

Uma dessas iniciativas é o linuxacessivel.org, que é baseado no Ubuntu Linux. Os seus recursos de acessibilidade ficam disponíveis desde a sua inicialização, permitindo que o próprio usuário com dificuldade de visão faça a instalação sozinho. Os principais aplicativos já estão configurados para funcionar com o Orca (1), além de contar com suíte de escritório, navegador de internet, tocador de mp3, mensageiro instantâneo, reprodutor de vídeos etc.

O linuxacessivel.org pode ser instalado num desktop ou notebook com configuração básica. Não possui custo de licença e é distribuído num Live CD, que pode ser baixado neste link ou no site do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário