Na Educação Infantil Falar tardiamente Dificuldade para pronunciar alguns fonemas Demorar a incorporar palavras novas ao seu vocabulário Dificuldade para rimas Dificuldade para aprender cores, formas, números e escrita do nome Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas Dificuldade na habilidade motora fina Dificuldade de contar ou recontar uma história na seqüência certa Dificuldade para lembrar nomes e símbolo. | | Na Classe de Alfabetização e 2ª ANO do Ensino Fundamental Dificuldade em aprender o alfabeto Dificuldade no planejamento motor de letras e números Dificuldade para separar e sequenciar sons (ex: p a t o ) Dificuldade com rimas (habilidades auditivas) Dificuldade em discriminar fonemas homorgânicos (p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z) Dificuldade em seqüência e memória de palavras Dificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar Dificuldade em orientação temporal (ontem hoje amanhã, dias da semana, meses do ano) Dificuldade em orientação espacial (direita esquerda, embaixo, em cima...) Dificuldade na execução da letra cursiva Dificuldade na preensão do lápis Dificuldade de copiar do quadro | | Do 3ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental Nível de leitura abaixo do esperado para sua série Dificuldade na sequenciação de letras em palavras Dificuldade em soletração de palavras Não gostar de ler em voz alta diante da turma Dificuldade com enunciados de problemas matemáticos Dificuldade na expressão através da escrita Dificuldade na elaboração de textos escritos Dificuldade na organização da escrita Podem ter dificuldade na compreensão de textos Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas Dificuldade na compreensão de piadas, provérbios e gírias Presença de omissões, trocas e aglutinações de grafemas Dificuldade de planejar e organizar (tempo) tarefas Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo Dificuldade na compreensão da linguagem não verbal Dificuldade em memorizar a tabuada Dificuldade com figuras geométricas Dificuldade com mapas. |
| Ensino Médio Leitura vagarosa e com muitos erros Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas Dificuldade em planejar e fazer redações Dificuldade para reproduzir histórias Dificuldade nas habilidades de memória Dificuldade de entender conceitos abstratos Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes Vocabulário empobrecido Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade. | | Adultos Permanência da dificuldade em escrever em letra cursiva Dificuldade em planejamento e organização Dificuldade com horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem) Falta do hábito de leitura Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas). | | Características Gerais Associadas A emissão oral é comparativamente muito melhor que do a escrita Atenção limitada e dificuldade em manter-se na tarefa. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário