SEJA BEM VINDO!

SEJA BEM VINDO!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Questões amplas sobre a deficiência em geral

O que é inclusão social?
"Inclusão é uma consciência de comunidade, uma aceitação das diferenças e uma co-resposabilização para obviar às necessidades de outros" (Stainback e Stainback, 1990). Pois "A deficiência não é simplesmente a conseqüência de uma incapacidade; é também, em parte, uma situação imposta pela sociedade. Por outro lado, a definição de deficiência varia de acordo com a cultura, as tradições e o nível de desenvolvimento do país." Leia também o texto
"Terminologia sobre deficiência na era da inclusão"
de Romeu Sassaki

Quantas pessoas são portadoras de deficiência no Brasil?


Segundo dados estimados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para países em desenvolvimento em tempos de paz, 10 % da população é formada por pessoas portadoras de deficiência sendo que, dessas, 50% é portador de Deficiência Mental, 20% de Deficiência Física, 15% de Deficiência
Auditiva, 10% de Deficiência Múltipla e 5% de Deficiência Visual. Os dados mais recentes sobre a população brasileira foram colhidos no Censo do IBGE em 2000. De acordo com esse documento, existem cerca de 24,5 milhões de pessoas no Brasil, ou 14,5% da população total.
Desses, 8,3% possuem deficiência mental, 4,1% deficiência física, 22,9% deficiência motora, 48,1% deficiência visual e 16,7% deficiência auditiva.

Quais são as principais causas da ocorrência de deficiências?


Segundo estimativas publicadas no site do MEC, 30% das deficiências são causadas por doenças em geral, 20% por problemas congênitos, 20% por desnutrição, 7% por acidentes domésticos, 5,5% por acidentes de trânsito, 2,5% devido a acidentes de trabalho e15% por outras causas.

Calcula-se que só 2% das pessoas portadoras de deficiência são atendidas pelo poder público e que, com ações de prevenção, sete em cada dez casos de deficiência poderiam ser evitados. Para um conhecimento mais aprofundado desse quadro, consulte a Planilha de População Residente do censo demográfico de 1991, por Tipo de Deficiência segundo a Situação do Domicílio e os Grupos de Idade no Brasil, disponível no endereço http://www.mec.gov.br/seesp/plan9.shtm


Conheça os dados obtidos com o Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2000.


Quais são as principais causas de incapacidade por doença?


Segundo a OMS (1977), as principais causas de incapacidade por doença no mundo são: transtorno do humor, perda da audição, filaríase linfática, bócio, retardo mental, afecções cretinóides, transtornos esquizofrênicos, cegueira devido a catarata, demência adquirida (como nos casos de Alzheimer e Parkinson), cretinismo e poliomielite aguda.

O que é AVC?


É a sigla usada para "Acidente Vascular Cerebral". Ele é responsável pela paralisia total ou parcial do corpo, alterações da fala, da visão e da memória, devido à falta de irrigação sangüínea em um determinado território cerebral. Acomete principalmente pessoas acima dos 45 anos com quadro de diabete, pressão alta, doenças cardíacas e taxas elevadas de colesterol. A demora no diagnóstico pode agravar as consequências do problema.

O que é AVCI e AVCH?


AVCH é a sigla usada para acidente vascular cerebral hemorrágico e AVCI é a sigla usada para acidente vascular cerebral isquêmico, também conhecido como "derrame".

O que é derrame?


Tecnicamente, derrame é o termo usado para um acúmulo anormal de líquido em qualquer cavidade ou órgão (derrame pleural, derrame pericárdico, derrame cerebral).

O que é diplopia?


É uma espécie de visão dupla que caracteriza diversas deficiências como a esclerose múltipla.

O que é anemia falciforme?


A Anemia Falciforme é uma doença genética e hereditária, causada por anormalidade da hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pela retirada do oxigênio dos pulmões, transportando-os para os tecidos. Esses glóbulos vermelhos perdem a forma discóide, enrijecem-se e deformam-se, tomando o formato de "foice". Os glóbulos deformados, alongados, nem sempre conseguem passar através de pequenos vasos, bloqueando-os e impedindo a circulação do sangue nas áreas ao redor. Como resultado causa dano ao tecido circunvizinho e provoca dor.
O curso da doença é variável. Há doentes que apresentam problemas sérios com mais freqüência e outros têm problemas esporádicos de saúde.
Geralmente é durante a Segunda metade do primeiro ano de vida de uma criança que apareceram os primeiros sintomas da doença. Exceção é feita nos casos onde o exame de sangue para detecção da doença foi realizado já no nascimento ou no berçário. Até atingir a idade escolar é comum a doença se manifestar; é raro isso não ocorrer.
A Anemia Falciforme não deve ser confundida com o traço falciforme. Traço falciforme significa que a pessoa é tão somente portadora da doença, com vida social normal.

Traço falciforme é doença?


Estas pessoas não são doentes, o fato de possuírem traço falciforme significa que herdaram de um dos pais o gene da anemia falciforme. Como são assintomáticos, a única forma de saberem é realizando um exame de sangue chamado eletroforese da hemoglobina. Se o resultado for positivo, esta pessoa deverá receber orientação genética e o exame será estendido ao companheiro (a) e filhos. O exame é de grande importância, pois, quando duas pessoas com esta condição genética se unem elas têm possibilidades de gerar filhos com anemia falciforme, que é uma doença clinicamente grave, incurável, autolimitante e com alto índice de morbimortalidade.

Existe alguma lei que proteja os portadores de doença falciforme?


A Lei 12.352/97 institui o programa de atenção e assistência aos portadores de traço e doença falciforme no Município de São Paulo, sendo esta apresentada e sancionada em várias cidades e Estados brasileiros. Dentro destas políticas, temos como norteador o Programa Nacional de Anemia
Falciforme.

O que é malformação?


É qualquer anomalia morfológica de um órgão ou parte dele que resulte em uma perturbação do curso normal de desenvolvimento do organismo.

O que são condutas típicas?


Estas podem ser definidas como manifestações de comportamento típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos, que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado.
Vale a pena mencionar como exemplo o autismo, que é uma síndrome definida por alterações presentes, em geral, por volta do 3º ano de vida e que se
caracteriza pela presença de desvios nas relações interpessoais, linguagem/comunicação, jogos e comportamentos.

O que é anemia?


A anemia por deficiência de ferro produz alterações no sistema nervoso central como irritabilidade e apatia, além de perturbações gastrointestinais. Existem outros dois tipos da doença que causam deficiência, a falsiforme (ou drepanocítica) e a eritroblástica, conhecida como talassemia.

O que são doenças congênitas?


São as doenças que já existem na ocasião do nascimento. Embora a maioria delas seja de origem genética, outras podem ter origem distinta, como a toxoplasmose e a sífilis congênitas, que são de natureza infecciosa, mas adquiridas durante a vida intra-uterina. Por outro lado, nem todas as doenças hereditárias são congênitas, podendo manifestar-se só na vida adulta, como acontece com a doença de Huntington, cujos sintomas surgem na terceira ou quarta década da vida.

O que são doenças genéticas ou anomalias congênitas?


Doenças genéticas são doenças causadas por genes presentes no DNA do indivíduo e não pela ação de um agente externo, como uma bactéria ou vírus. Algumas doenças genéticas ainda não têm cura, como a hemofilia, mas novas técnicas vêm sendo desenvolvidas para que a ação de bactérias auxilie na substituição dos genes defeituosos de forma a não permitir que a doença atinja as gerações posteriores.

O que são doenças perinatais?


São doenças relacionadas ao pré-natal, ao parto e aos momentos imediatamente posteriores ao nascimento da criança.

O que é lesão medular?


A lesão medular é um trauma que, dependendo do local atingido, pode levar à perda parcial ou total dos movimentos, caracterizando a paraplegia e ou a tetraplegia. A lesão pode ser completa, quando atinge a medula de forma que nenhuma mensagem passa pelos nervos, ou incompleta, caracterizada pela existência parcial ou recuperação dos movimentos e sensações. Quanto mais alta, ou seja, quanto mais próxima do pescoço for a lesão, mais movimentos se perdem.

O que é esclerose múltipla?


É uma doença neurológica inflamatória crônica que acomete mais freqüentemente adultos jovens, entre os 20 e 40 anos. É mais comum em mulheres (proporção de 2 para 1) e em indivíduos de cor branca. Acredita-se que a esclerose múltipla seja uma doença autoimune em que o próprio sistema
imunológico do organismo ataca a mielina (desmielinização) do sistema nervoso central. Embora não seja herdada diretamente, a esclerose múltipla acomete pessoas geneticamente susceptíveis, as quais são aparentemente mais reativas a determinados estímulos ou agentes.

O que é poliomielite?


A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3). É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos (ver também síndrome do pós-polio. A transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que acontece onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas.
Uma pessoa que se infecta com o poliovírus pode ou não desenvolver a doença. Quando apresenta a doença, pode desenvolver paralisia flácida (permanente ou transitória) ou, eventualmente, evoluir para o óbito. A doença não tem tratamento específico. O último caso de poliomielite paralítica no continente americano ocorreu no Peru em agosto de 1991. Em 1994, uma Comissão Internacional atestou a eliminação da transmissão do poliovírus selvagem no continente, o primeiro a eliminar a poliomielite. No Brasil, o último caso de poliomielite com o vírus selvagem ocorreu em 1989, e o país recebeu o Certificado de Eliminação da Poliomielite em 12 de dezembro de 1994, mas ainda precisamos estar atentos à síndrome do pós-pólio.

O que é síndrome pós-pólio?


A síndrome pós-pólio (SPP) desenvolve-se entre 30 a 40 anos depois da recuperação funcional da poliomielite, atingindo entre 20% e 40% daqueles que tiveram tal doença. Os sintomas mais comuns são exaustão, dores e fadiga muscular. Os pacientes verificam o declínio súbito da resistência a atividades da vida diária. A fraqueza associada à SPP ocorre, freqüentes vezes, em músculos que foram afetados pelo ataque primitivo de poliomielite. A dor é sentida em músculos e em articulações, manifestando-se como uma irritação que surge na seqüência de uma atividade ligeira, recuperando-se desta sintomatologia após o repouso.Outros sintomas, menos freqüentes, associados à SPP, incluem novas atrofias musculares, insuficiência respiratória, disartria (distúrbios na fala), disfagia (dificuldades na deglutição), cãibras, intolerância ao frio, contrações musculares e deformidades nas articulações.

O que é mielite?


Doença caracterizada pela inflamação infecciosa ou imunológica da medula espinhal, que se caracteriza pelo surgimento de déficits de força ou sensibilidade de diferentes territórios do corpo dependendo da região da medula que está comprometida. Pode causar deficiência física.

O que é mielite transversa?


Uma doença neurológica rara, apenas 1, 2 pessoas em 1 milhão são afetadas. Causada por um vírus, inflama a baía de mielina, que envolve a medula, podendo matar os neurônios e provocar até a morte caso não seja tratada a tempo. Segundo o médico Rogério Guedir, existe prevenção contra este tipo de vírus, que fica no ar. "Não há grupo de risco, nem prevenção", afirma,
também não se trata de uma doença contagiosa, mas pode causar deficiência física.

O que é síndrome da rubéola congênita?


A rubéola é uma infeção causado pelo vírus Rubivirus Rubella que é exclusivamente humano e propaga-se por via aérea. Os sintomas da doença são febre e marcas na pele.
Nos adultos (mulheres geralmente), podem ocorrer complicações como artrite, meningite, encefalite e meningoencefalite. A vacina de prevenção deve ser aplicada em crianças e em mulheres soronegativas (não infectadas). Já a rubéola congênita é causada pela transmissão do vírus por via transplacentária, geralmente no primeiro trimestre da estação. Essa síndrome foi descrita no ano de 1941 pelo oftalmologista australiano
Sir Norman Gregg. Se a rubéola materna acontecer no primeiro trimestre da gravidez, 20 a 25% das crianças serão afetadas, caindo a proporção nos meses seguintes.

Quais são as possíveis consequências da rubéola congênita?


Retardo do crescimento físico e mental, malformações cardíacas, microcefalia, encefalite, defeitos oculares (como catarata e glaucoma) ou auditivos e alterações ósseas.

O que é sarampo?


Doença viral aguda caracterizada por aparecimento de um exantema de coloração vermelho-acastanhada que se localiza na face, tronco e parte proximal das extremidades.
O período de incubação é de 7 a 15 dias e pode complicar-se com pneumonia ou raramente com encefalite. Quanto mais velho o paciente, mais grave é a manifestação da doença. Gestantes precisam de especial atenção com a doença para prevenir o nascimento de bebês portadores de deficiência.

O que é sífilis?


A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema Pallidum. Seu primeiro sintoma é um cancro duro que aparece de 12 a 30 dias depois do contágio que se dá, geralmente, através de relações sexuais. Três formas clínicas da doença já foram descritas: sífilis adquirida, não-venérea e congênita. Essa última é responsável pelo surgimento de deficiências auditivas, físicas e visuais.

O que é sífilis congênita?


A sífilis congênita ocorre em crianças em conseguência de uma infecção intra-uterina do feto. Durante a gravidez, o Treponema Palidum pode atravessar a placenta depois da vigésima semana de gestação causando malformações e natimortalidade em 25% dos casos.
As manifestações precoces da doença são surdez congênita, hidrocefalia, anomalias dentárias e ósseas, anemia hemolítica e icterícia.

O que é hidroterapia?


A Hidroterapia é uma técnica simples, barata e eficiente. Foi utilizada há milhares de anos desde as civilizações antigas da humanidade. Entretanto, foi somente a partir dos trabalhos do Monsenhor Sebastian Kneipp, no século XIX, que a Hidroterapia começou a alcançar caráter científico e tornar-se conhecida no mundo inteiro. O seu livro A MINHA CURA D'ÁGUA de 1886 foi traduzido para várias línguas e tem passado por dezenas de edições. Na Hidroterapia, a água é o instrumento principal, exerce efeitos mecânicos hidrostáticos e efeitos termoreguladores. Entretanto, a hidroterapia
aproveita principalmente dos efeitos termoreguladores, e por isso, ela no fundo, é uma termoterapia. Das centenas de aplicações hidroterápicas, a grande maioria utiliza a água fria (14 a 18ºC) por períodos curtíssimos (15 a 60s). A água fria provoca fenômenos locais e distantes. No local atingido pela baixa temperatura ocorrem vasoconstrição da pele e vasodilatação muscular. À distância, por ativação do Sistema Nervoso Autônomo, aumenta a circulação nos órgãos e diminui a freqüência cardíaca. Entretanto, o organismo reage e assim, após o estímulo frio, ocorre vasodilatação reativa, aquecimento da pele, e a freqüência cardíaca mantém-se baixa durante longo período. Tudo isto representa uma saudável reação do corpo para obter o equilíbrio das funções orgânicas. Nos métodos hidroterápicos, temos que alcançar sempre esta fase de vasodilatação reativa, de forma natural, estimulando as energias do corpo e assim obter os efeitos benéficos. A fase reativa pode ser atingida e apressada com roupas, meias e cobertores.
Para conhecer melhor o assunto, leia em http://www.unicamp.br/anuario/97/biomedicas/
P.F.de Araujo, "A Utilizacao da Hidroterapia no Trabalho com o Portador de
Deficiencia Fisica e seus Efeitos no Terapeuta", II Congresso da Sociedade
Brasileira de Atividade Motora Adaptada , 56, (1997).

Como me informar sobre telefones adaptados?


Existem aparelhos adaptados para portadores de deficiência física (usuários de cadeiras de rodas) e para deficientes auditivos. Para informações sobre o local exato em que encontram-se os aparelhos, contatar a assessoria da Telefônica (11)3549-7469, falar com Fábio Hippolyto.

O que é doença de Huntington?


A doença de Huntington é uma doença hereditária (que passa de pais para filhos).É causada pela alteração num gene e pode afetar tanto homens quanto mulheres. A doença afeta a capacidade individual de se movimentar e também as capacidades mentais e emocionais devido à deterioração das respectivas áreas dentro do sistema nervoso central no cérebro. A doença caracteriza-se
por descoordenação na marcha, na fala e alterações no olhar. Com a continuidade da doença, as pessoas têm dificuldadespara executar atividades cotidianas, como por exemplo impossibilidade de controlar os músculos, andar a pé, engolir os alimentos e perda da fala.

O que é tetania?


É uma síndrome decorrente de um quadro avançado de tétano, caracterizada por hiperexcitabilidade dos nervos e dos músculos, determinando crises de contratura muscular e cãibras, sobretudo nas extremidades dos membros. Está relacionada com distúrbios no metabolismo do cálcio e deficiência
nutricional de vitamina D. Pode ter como conseqüência deformidades musculo-esqueléticas capazes de causar uma deficiência física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário