SEJA BEM VINDO!

SEJA BEM VINDO!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Fundação Síndrome de Down - O amor que nada pede em troca

http://www.fsdown.org.br/home.htm

"Somos todos imperfeitos. Não há entre nós uma única pessoa que não seja realmente especial na acepção da palavra utilizada pelos especialistas e estudiosos que se aprofundaram em pesquisas sobre as necessidades próprias dos deficientes."


Imagem-de-crianca-sorrindo

Para Refletir

A Fundação é o resultado da luta de pais que aceitaram e amaram seus filhos, entendendo que a diversidade humana é uma realidade que a sociedade não pode negar mediante práticas discriminatórias, veladas ou explícitas. Que todos nós somos responsáveis não apenas por nossas individualidades, mas também por tudo o que se passa na sociedade”.

Somos todos imperfeitos. Não há entre nós uma única pessoa que não seja realmente especial na acepção da palavra utilizada pelos especialistas e estudiosos que se aprofundaram em pesquisas sobre as necessidades próprias dos deficientes. Verdadeiramente falando, todos somos de alguma forma, também deficientes.
Alguns escutam menos. Outros enxergam com o auxílio de próteses conhecidas como óculos ou lentes de contato. Há aqueles que falam com dificuldade. Tantos outros apresentam dificuldades para aprender. E existem alguns anjos especiais que vieram para a Terra afim de nos fazer aprender a língua do amor, aquela que mais pode nos aproximar da perfeição de Deus.
Esses anjos são crianças com deficiências mentais ou físicas que conseguem transformar a existência de seus pares nesse planeta (seus familiares, professores, médicos e amigos mais próximos) e lhes fazer vivenciar a mais profunda, verdadeira e infinita realização divina na terra, o amor desprendido, aquele que não demanda nada em troca de uma enorme dedicação, apreço e carinho.

Iniciei essa reflexão com um trecho do documento que retrata a história da Fundação Síndrome de Down (http://www.fsdown.org.br/home.htm)porque qualquer palavra que expresse minha idéia, consciência e sensibilidade acerca desse tema não consegue equiparar-se a daquelas pessoas que batalham arduamente todos os dias em prol de uma vida melhor para as pessoas que têm a Síndrome de Down ou qualquer outra necessidade especial...
Como puderam notar, eles falam de luta, amor, diversidade, tolerância e responsabilidade. Tem razão em nos convocar a participar de sua jornada de inestimável valor. Seja solidário e sensível. Lute pela inclusão e incentive a continuidade de projetos como o da Fundação Síndrome de Down. O mundo será muito melhor, pode ter certeza...

João Luís de Almeida Machado Editor do Portal Planeta Educação; Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).
fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=706

Nenhum comentário:

Postar um comentário