ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
Doutora em Educação (PUC-RS)
E-mail para contato: susanapb@terra.com.br
Teoria dos Três Anéis
Definição
[...] o comportamento de superdotação reflete uma interação entre três grupamentos básicos dos traços humanos - sendo esses grupamentos habilidades gerais e/ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e elevados níveis de criatividade. As crianças superdotadas e talentosas são aquelas que possuem ou são capazes de desenvolver este conjunto de traços e que os aplicam a qualquer área potencialmente valiosa do desempenho humano.
(RENZULLI, J. S. The Three-ring conception of giftedness: A Developmental Model for Creative Productivity. In: RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. The Triad Reader. Connecticut: Creative Learning Press, 1986 p. 11/12)
CARACTERÍSTICAS GERAIS
assincronismo;
consciência de si mesmo;
busca de soluções próprias para os problemas;
concentração prolongada numa atividade de interesse;
gosto pelo desafio;
leitura voraz;
liderança;
precocidade motora e/ou verbal e/ou na leitura e/ou escrita;
sensibilidade aos problemas sociais e aos sentimentos dos outros;
senso de humor desenvolvido;
tendência a associar-se a pessoas mais velhas e mais novas;
tendência ao perfeccionismo;
vocabulário avançado, rico e extenso em relação aos seus pares.
LEGISLAÇÃO FEDERAL
Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei 9394/96) – Arts Nº 58 a 60 – 20/12/96
Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares – Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais - 1998
Plano Nacional de Educação – (Lei 10172/01) – 09/01/01
Parecer Nº 17/01 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica – 03/07/01
Resolução Nº 2 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica – 11/09/01 – Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica do Ministério da Educação – 2002
Política Nacional de Educação Especial (2008)
Decreto 6571 (2008)
Parecer Nº 13 do CNE/CEB
DOIS TIPOS DE AH/SD: ACADÊMICO E PRODUTIVO-CRIATIVO
ambos os tipos são igualmente importantes
normalmente há uma interação entre ambos os tipos
os programas especiais deveriam tomar as providências adequadas para incentivar ambos os tipos, assim como as numerosas ocasiões em que os dois tipos interagem entre si
CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS
ACADÊMICO
(Renzulli, 1976, 1979, 2004)
Competências nas habilidades cognitivas mais valorizadas nas situações de aprendizagem tradicional (mais analíticas do que práticas) – habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas;
freqüentemente apresenta notas altas na escola;
tende a enfatizar a aprendizagem dedutiva, a aquisição, armazenamento e recuperação das informações;
ênfase no pensamento convergente;
gosta de ler muito;
pensamento abstrato;
mais estável, no tempo;
Concentra-se nas atividades que lhe interessam;
consumidor de conhecimento;
melhor adaptação ao ritmo da sala de aula;
é o tipo mais facilmente identificado por testes de QI.
(Pérez,2004)
Concentra suas leituras em focos específicos;
percebe a sua diferença e assincronismo como algo negativo;
tem mais dificuldade em estabelecer relações afetivas e de amizade;
(RENZULLI, 1976,1979,2004; PÉREZ, 2004; WINNER, 1998; FREEMAN e GUENTHER, 2000)
Preferência por trabalhar sozinho;
Porque podem ter sucesso sem tentar, elas raramente se esforçam muito em seu trabalho escolar;
Está sempre esperando que os outros terminem o que ele já fez, ou que o professor continue com a aula.
quando constantemente trabalhando com tarefas demasiadamente fáceis, podem tentar criar seus próprios desafios, tal com testar, ou mesmo quebrar regras estabelecidas
PRODUTIVO-CRIATIVO
(Renzulli, 1976,1979,2004)
parece ser mais questionador;
não gosta da rotina;
dispersivo quando a tarefa não lhe interessa;
extremamente imaginativo, intuitivo e inventivo;
habilidades mais restritas a um campo específico;
idéias, produtos, expressões artísticas originais;
modos originais de abordar e resolver os problemas;
muitas vezes seu desempenho é considerado baixo e/ou com falta de motivação;
usa mais o pensamento divergente;
ênfase investigativa (modelo indutivo);
picos de rendimento;
produtor de conhecimento;
criatividade a serviço da capacidade e
envolvimento diferenciados.
(Pérez,2004)
Gosta de ler muito e em muitas áreas diferentes;
percebe sua diferença, mas de forma positiva;
tem preocupações sociais muito claras e fortes;
a família é extremamente importante na sua vida;
(Renzulli, 1976,1979,2004; Castejón Costa; Prieto Sánchez e López Martinez, 2000; Pérez, 2004; Wechsler, 1999)
Usa o modus operandis de um pesquisador de primeira classe, ou seja, investiga de uma forma aprofundada, elabora e testa hipóteses, procura soluções diferenciadas, gosta mais de experimentar do que ler “sobre”.
Coloca as suas habilidades para trabalhar nos problemas e áreas de estudo que têm relevância pessoal para ele
Embora parece que estão distraídos na sala de aula, sabem o que está ocorrendo
Freqüentemente seus registros são muito exíguos
as crianças de baixo nível socioeconômico podem, muitas vezes, demonstrar seus talentos em áreas consideradas como não-acadêmicas
ALGUMAS SUGESTÕES DE LIVROS, ARTIGOS E OUTROS MATERIAIS EM PORTUGUÊS PARA AH/SD
(PUBLICAÇÕES DE 2001-2009) (Atualizado em março de 2010)
ALENCAR, Eunice Maria L. Soriano de. Criatividade e educação de superdotados. Petrópolis: Vozes, 2001.
ALENCAR, Eunice Maria L. Soriano de; FLEITH, Denise Souza. Superdotados: Determinantes, Educação e Ajustamento. 2 ed. São Paulo: EPU, 2001.
______. Criatividade e Educação de Superdotados. Petrópolis: Vozes, 2001.
ALMEIDA, Maria Amélia; CAPELLINI, Vera Lúcia M. F. Alunos Talentosos: possíveis superdotados não notados. Educação, Porto Alegre, PUCRS, v. 55, n. 1, p.45-64, Jan/Abr. 2005.
ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE APOIO ÀS ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO. relatório Final da Pesquisa sobre Portadores de Altas Habilidades – Região Metropolitana de Porto Alegre. Porto Alegre: ABSD-RS, 2001. Disponível em: www.agaahsd.com.br.
BRASIL. Decreto Nº 6571 de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2008. Brasília: Jus Brasil. 2008a. Disponível em
_____. Lei nº 10172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF. 2001a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
_____. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008b.
_____. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer Nº 13, aprovado em 03/06/2009. Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União: seção 1, p. 13, Brasília, DF, 24 set. 2009a.
_____. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 4 de 02 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: Diário Oficial da União, seção 1, p. 17, Brasília, DF, 5 out. 2009b.
CONSELHO BRASILEIRO PARA SUPERDOTAÇÃO. III Encontro Nacional do ConBraSD. Anais. Canela: ConBraSD, 2008.
CUPERTINO, Christina; GIANETTI, Sonia Regina Bassi. Da imobilidade à realização: os passos de uma trajetória de criação. Educação, Porto Alegre, PUCRS, v. 55, n. 1, p.65-80, Jan./Abr. 2005.
Fleith, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Soriano de (Org). Desenvolvimento de talentos e Altas Habilidades: Orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Fleith, Denise de Souza (Org.) A construção de práticas educacionais para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (3 volumes). Brasília: MEC/SEESP, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12679%3Aa-construcao-de-praticas-educacionais-para-alunos-com-altas-habilidadessuperdotacao&catid=192%3Aseesp-esducacao-especial&Itemid=860
FREITAS, Soraia Napoleão (org.). Altas Habilidades/Superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas. Santa Maria: UFSM, 2006.
GAMA, Maria Clara Sodré (Org.) Educação dos Superdotados: teoria e prática. São Paulo:EPU, 2006.
GERMANI, Larice Bonato; COSTA, Mara Regina Nieckel da, VIEIRA, Nara Joyce Wellausen.Construindo caminhos e estimulando potencialidades. In: Ensaios Pedagógicos. Brasília: MEC/SEESP, 2005, p.71-81.
GUENTHER, Z. C. Capacidade e Talento: um programa para a escola. São Paulo: EPU, 2006.
MAIA-PINTO, R. R. Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação - Documento Orientador: Execução da Ação. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Especial. 2006.
MAIA-PINTO, R. R.; FLEITH, D.S. Percepção de professores sobre alunos superdotados. Estudos de Psicologia, 19, 78-90, 2002.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Da transparência à consciência: uma evolução necessária para a inclusão do aluno com Altas Habilidades. In: Seminário Estadual de Inclusão de Pessoas com Altas Habilidades/Superdotados, 1.; SEMINÁRIO DE INCLUSÃO DA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO, 2.; SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 6., 2002. Vitória. Anais... Vitória: UFES/Fórum Permanente de Educação Inclusiva/ABSD-ES/Fundação Ciciliano Abel de Almeida/FINDES-SENAI/ES. 2002, CD-ROM (102-112).
______. Políticas públicas para Pessoas com Altas Habilidades: Uma Análise de uma realidade que fala sem pensar. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA, NESTES TEMPOS DE IMPÉRIO, 2003, São Leopoldo - RS. III Congresso Internacional de Educação - Educação na América Latina nestes tempos de império. São Leopoldo - RS: Unisinos, 2003.
_____. Mitos e Crenças sobre as Pessoas com Altas Habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Cadernos de Educação Especial. Santa Maria, UFSM, n. 22, p. 45 - 59, 2003. Disponível on-line em http://coralx.ufsm.br/revce/.
_____. Identificação do Aluno com Altas Habilidades: um procedimento necessário para a inclusão. ANPEdSUL – Seminário de Pesquisa e Pós-graduação em Educação da Região Sul. 5, 2004. Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2004. CD-ROM.
_____. O aluno com Altas Habilidades/Superdotação: uma criança que não é o que deve ser ou é o que não deve ser? In: STOBÄUS, C.D.; MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.). Educação Especial: em direção à educação inclusiva. 2ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1 ed. 2003, 2 ed. 2004. Cap. 15. p. 237-250.
_____. Políticas públicas para pessoas com altas habilidades: uma análise de uma realidade que fala sem pensar. Porto Alegre, 2004. Disponível em: www.agaahsd.com.br/acervo.html
_____. Assincronismo, Precocidade e Mitos: três razões para entender a Identidade do aluno com Altas Habilidades. Curitiba, Portal de Educação da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2005. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/institucional/dee/dee_artigos.php
_____. O adulto com Altas Habilidades/Superdotação: um sapo de outro poço? In: CAMPOS, Salete C. de (Org.). Educação Especial na EJA: contemplando a diversidade. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Educação/Secretaria Municipal de Educação, 2007. p. 87-103.
_____. A identificação das altas habilidades/superdotação sob uma perspectiva multidimensional. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 22, n. 35, p. 299-328, set./dez. 2009.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. Estado do conhecimento na área de Altas Habilidades/Superdotação no Brasil: uma análise das últimas décadas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32. 2009, Caxambu. Anais... . Caxambu: Anped, 2009. s/p. Disponível em:
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; STOBÄUS, Claus Dieter. Alberto: um professor de ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria: UFSM, v. 2, n. 25, p.73-84, 2005.
_____. Esse 'Algo Mais' para atender alunos com altas habilidades/superdotação. In: VI ANPEdSUL – Seminário de Pesquisa e Pós-graduação em Educação da Região Sul, 6, 2006. Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, 2006. CD_ROM.
POCINHO, M. Superdotação: conceitos e modelos de diagnóstico e intervenção psicoeducativa. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.15, n.1, p.3-14, jan.-abr., 2009.
RECH, Andréia Jaqueline Devalle; FREITAS, Soraia Napoleão. O papel do professor junto ao aluno com Altas Habilidades. Revista Educação Especial, Santa Maria, UFSM, v. 2, n. 25, p.73-72, 2005.
Renzulli, Joseph. S. Os módulos de enriquecimento são oportunidades de aprendizagem autêntica para crianças sobredotadas. Boletim APEPICTa, Porto (Portugal), n. 6, dez. 2002.
_____. O que é esta coisa chamada superdotação e como a desenvolvemos?. Educação, Porto Alegre, PUCRS, v. 52, n. 1, p.75-131, Jan./Abr. 2004. Tradução de Susana G. P. B. Pérez. Disponível em http://caioba.pucrs.br/faced/ojs/viewarticle.php?id=6&layout=abstract .
SABATELLA, Maria Lúcia Prado. Talento e superdotação: problema ou solução? Curitiba: Ibepex, 2005.
SOUZA, Maria de Lourdes Lunkes de. Portadores de altas habilidades entre menores infratores. Educação, Porto Alegre, PUCRS, v. 55, n. 1, p. 81-100, Jan./Abr. 2005.
VIEIRA, Nara Joyce Wellausen. A escola e a inclusão dos alunos portadores de Altas Habilidades. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, UFSM, v. 1, n. 21, p.7-22, 2003. Disponível on-line em www.ufsm.br/ce/revista.
_____. O encontro da professora do ensino básico com alunos da Educação Especial: uma relação (im)possível? Educação, Porto Alegre, PUCRS, v. 52, n. 1, p. 133-151, Jan./Abr. 2004. Disponível em: http://caioba.pucrs.br/faced/ojs/viewarticle.php?id=7&layout=abstract.
______. A inclusão e a diversidade: os diferentes olhares sobre a prática inclusiva. Cadernos Pedagógicos Legislação Políticas e Influências Pedagógicas. Brasília: UNESCO, Banco Mundial, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, 2005.
VIEIRA, Nara Joyce Wellausen; POHLMAN, Nadiesca Para que todos sejam iguais em seus direitos: a ousadia de revisar concepções e paradigmas na inclusão dos alunos com altas habilidades/superdotação. Anais do V Fórum Nacional de Educação e VII Seminário Regional de Educação Básica: educação, mídia e valores. Santa Cruz do Sul : EDUNISC, 2005, p.97-111.
VIEIRA, Nara Joyce W.; BAPTISTA, Cláudio R. Educação e Altas Habilidades: incluir...sim, mas como? In: BAPTISTA, Cláudio Roberto (org.) Inclusão e Escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006, p. 165-174.
VIRGOLIM, Ângela Magda Rodrigues. Altas Habilidades/Superdotação: encorajando potenciais. Brasília: MEC/SEESP, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12679%3Aa-construcao-de-praticas-educacionais-para-alunos-com-altas-habilidadessuperdotacao&catid=192%3Aseesp-esducacao-especial&Itemid=860
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO COM FOCO DIRETO NAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DEFENDIDAS NO PERÍODO DE 1987 A 2009 RELACIONADAS NO BANCO DE TESES DA CAPES (Atualizado em 25/04/2010)
TESES DE DOUTORADO
becker, Maria Alice D’Ávila. Criatividade, abstração, raciocínio lógico, ansiedade e sua interação na personalidade de estudantes de arquitetura, computação e psicologia 142 f. Tese (doutorado em psicologia). – Porto Alegre, Faculdade de Psicologia, pucrs, 2000.
BARBOSA, Maria Claúdia Dutra Lopes. Programa de enriquecimento de base cognitivo-comportamental mediando o trastorno obssessivo compulsivo /TOC de u m estudante com altas habilidades na escola regular: um estudo de caso. – Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Ciências Médicas, RJ, 01/11/2008.
CHAGAS, Jane Farias. Adolescentes talentosos: características individuais e familiares. Universidade de Brasília – Psicologia, DF, 01/06/2008.
Delou, Cristina Maria Carvalho. Sucesso e fracasso escolar de alunos considerados superdotados: um estudo sobre a trajetória escolar de alunos que receberam atendimento em salas de recursos de escolas da rede pública de ensino. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Educação: História, Política, Sociedade, SP, 01/08/2001.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Ser ou não ser, eis a questão: o processo de construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação adulta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Educação, RS, 01/07/2008. Disponível em: http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1664.
SIMONETTI, Dora Cortat. Superdotação: estudo comparativo da avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos, Universidade do Minho, Psicologia, Portugal, 12/2008. Disponível em: https://ssl91.locaweb.com.br/ut/altashabilidades/upload/publicacoes_Tese14.06.09_15251.pdf
VIANA, Tania Vicente. Avaliação educacional diagnóstica: uma proposta para identificar altas habilidades, Universidade Federal do Ceará, Educação, CE, 01/04/2005.
Virgolim, Ângela Magda Rodrigues. Creativity and intelligence: a study of Brazilian gifted and talented students. University of Connecticut, Storrs/Mansfield, USA, 2005.
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
ARNAL, Leila de Souza Peres. Educação escolar inclusiva: a prática pedagógica nas salas de recursos. Universidade Estadual de Maringá, Educação. PR, 01/03/2007
Aspesi, Cristina de Campos. Processos Familiares Relacionados ao Desenvolvimento de Comportamentos de superdotação em Crianças de Idade Pré-Escolar - Universidade de Brasília – Psicologia, DF. 01/09/2003
ASSIS, Arbila Luiza Armindo. O aluno superdotado nas camadas populares. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Educação, RJ. 01/11/1995
Azevedo, Sônia Maria Lourenço de. Altas habilidades: mitos e dilemas na indicação para atendimento. Universidade Salgado de Oliveira, Psicologia, RJ, 01/08/2008
Barbosa, Maria Cláudia Dutra Lopes. Inteligência prática na sala de aula: a inclusão das diferenças e o compartilhar das altas habilidades. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Educação, RJ. 01/12/2001
barreto, Célia Maria Paz Ferreira. Altas habilidades / superdotação: representações sociais dos professores do Colégio Pedro II. Universidade Salgado de Oliveira – Psicologia, RJ. 01/08/2008.
Becker, Maria Alice D'Avila. Educação Especial: Estímulo Ambiental e Potencial para Altas Habilidades em Pré-Escolares. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Psicologia, RS, 01/01/1997
BIFON, Meire da Fonseca. A Constituição social da potencialidade humana: contribuição para o estudo da superdotação. Universidade Estadual de Maringá – Psicologia, PR, 01/12/2009.
Bittelbrunn, Ivonete Bitencourt Antunes. O silêncio da Escola Pública: Um estudo sobre os programas de atendimento aos alunos com indicadores de superdotação no Estado de Mato Grosso do Sul – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Educação, MS, 01/08/2003
BRAGA, Gisele Pandolfo Vivências de uma Prática Pedagógica Integral na Perspectiva Espinosana. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Educação, RS, 01/04/2006.
Câmara, Cláudia Gardel. Auto-alfabetização precoce: indício de superdotação ou resposta a um ambiente rico em estímulos?Universidade de São Paulo, Psicologia, SP, 01/04/1999.
CARDOSO, Adriana Oliveira Guimarães. Identificando Adolescentes em Situação de Rua com Potencial para Altas Habilidades/Superdotação. Universidade Federal do Amazonas – Educação, AM. 01/06/2009.
Chagas, Jane Farias. Características familiares relacionadas ao desenvolvimento de comportamentos de superdotação em alunos de nível sócio-econômico desfavorecido – Universidade de Brasília – Psicologia, DF. 01/08/2003.
Costa, Mara Regina Nieckel. Um estudo sobre o adolescente com altas habilidades: seu "olhar" sobre si mesmo, seu "olhar " sobre o "olhar " do outro. Ppgedu. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2000.
COSTA, Pinto Yara Macieira da. A Relação entre Narcisismo e Genialidade. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Psicologia, RJ, 01/09/1995.
COUTINHO, Marcelina Marri Baptista. Altas habilidades: o PRISMA da família. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Educação, RJ. 01/08/2005.
Delou Cristina Maria Carvalho. Identificação de superdotados uma alternativa para sistematização da observação de professores em sala de aula. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Educação, RJ, 01/08/1987.
delpretto, Bárbara Martins de Lima. A pessoa com altas habilidades/superdotação adulta: análises do processo de escolarização com elementos da contemporaneidade. Universidade Federal de Santa Maria – Educação, RS. 01/12/2009.
DEVALLE, Andreia Jaqueline. Estudo de caso de uma criança com características de altas habilidades: problematizando questões referentes à inclusão escolar RS, Universidade Federal de Santa Maria, Educação, RS. 01/01/2007.
Duque, Flávia Helena De Oliveira. Com a palavra os portadores de altas habilidades – características, gostos e necessidades. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Educação, RJ, 01/02/2001.
Ferreira, Andreia da Silva. Representação social de escola segundo alunos superdotados. Universidade Federal do Espírito Santo, Psicologia, ES, 01/10/2000.
FORTES, Caroline Correa. Contribuições do PIT - Programa de incentivo ao talento no processo de aprendizagem e desenvolvimento de um aluno com altas habilidades. Universidade Federal de Santa Maria - Educação, RS. 01/03/2008.
Franco, Eliana Toledo Sirimarco. Capacidade acadêmica elevada: experiências singulares de cinco alunos na escola fundamental. Universidade Federal de Juiz de Fora, Educação, MG, 01/04/2001.
GERMANI, Larice Maria Bonato. Características de altas habilidades/superdotação e de deficit de atenção/hiperatividade: uma contribuição à família e à escola. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Educação, RS, 01/01/2006.
GUIMARÃES, Ana Cristina Maia. Um estudo sobre a formação do professor e a inclusão da criança superdotada. Universidade de Uberaba, Educação, MG, 01/03/2004.
GUIMARÃES, Tânia Gonzaga. Estudo de caso de um aluno superdotado com transtorno de asperger: desenvolvimento, características cognitivas e sócio-emocionais. Universidade Católica de Brasília – Psicologia, DF. 01/08/2009.
JARDIM, Graciane Lopes. Inteligência e conhecimento geral e atual de crianças escolares de altas habilidades cognitivas. Universidade Federal de Minas Gerais – Psicologia, MG, 01/11/2006.
MAIA, Christiane Martinatti. Brincar, não brincar: eis a questão? Um estudo sobre o brincar do portador de altas habilidades. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Educação, RS. 01/02/2000.
Maldaner, Elisabete Beatriz. O desenho da figura humana e a identificação precoce de superdotação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Psicologia, RS, 01/11/1996.
MARTINS, Claudia Solange Rossi Martins. A Identificação do Aluno com Potencial para Altas Habilidades/Superdotação do Sistema Educacional Adventista em Manaus. Universidade Federal do Amazonas, Educação, AM, 01/12/2006.
MATTEI, Giovana. Altas Habilidades: (re) construindo narrativas. Universidade de Passo Fundo – Educação, RS. 01/07/2008.
MELO, Marli Alves Flores. Avaliação das práticas pedagógicas desenvolvidas em Matemática em um programa de atendimento a alunos portadores de altas habilidades. Universidade Católica de Brasília – Educação, DF, 01/10/2005.
MONTE, Patrícia Melo do. A aprendizagem do adolescente com altas habilidades: um estudo de caso na perspectiva da teoria da subjetividade. Fundação Universidade Federal do Piauí – Educação, PI. 01/08/2009.
MORAES, Cristina Lucia Silva dos Santos. Altas Habilidades/Superdotação em crianças e adolescentes negros. Universidade Salgado de Oliveira, Psicologia, RJ. 01/06/2009.
moreira, Geraldo Eustâquio. Perfeccionismo em adolescentes superdotados atendidos em um programa para alunos com altas habilidades/talentosos. Universidade Católica de Brasília, Educação, DF, 01/10/2005.
MOURA, Lucimeire Alves. Da classificação à promoção da aprendizagem: avaliação de alunos com Altas Habilidades. Universidade Federal do Ceará – Educação, CE. 01/02/2009.
NEGRINI, Tatiane. A escola de surdos e os alunos com altas habilidades/superdotação: uma problematização decorrente do processo de identificação das pessoas surdas. Universidade Federal de Santa Maria – Educação, RS. 01/08/2009.
NICOLOSO, Claudia Maria Ferreira. Questões norteadoras a uma proposta de atendimento a portadores de altas habilidades: conceituação, a definição de Joseph Renzulli e sugestões de currículo. Universidade Federal de Santa Maria, Educação, RS, 01/09/2002.
OLIVEIRA, Marilu Palma de. Expectativas da família em relação à escolarização do seu filho com Altas Habilidades. Universidade Federal de Santa Maria – Educação, RS. 01/11/2009.
OUROFINO, Vanessa Terezinha Alves Tentes de. "Características cognitivas e afetivas entre alunos superdotados, hiperativos e superdotados/hiperativos: Um estudo comparativo". Universidade de Brasília, Psicologia, DF, 01/05/2005.
PELLEGRINO, Vilma Barbosa. Dinâmica familiar e atendimento a adolescentes com altas habilidades e talentos. Universidade Salgado de Oliveira – Psicologia, RJ. 01/08/2008.
PERAINO, Mariangela Alonso Capasso. Adolescente com altas habilidades/superdotação de um assentamento rural: um estudo de caso. Universidade Católica Dom Bosco, Psicologia, MS, 01/11/2007.
PEREIRA, Vera Lucia Palmeira. A Inclusão Educacional do Aluno Superdotado nos Contextos Regulares de Ensino. Universidade Católica de Brasília, Educação, DF, 01/05/2008.
Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera. Gasparzinho vai à Escola: um estudo sobre as características do aluno com altas habilidades produtivo-criativo – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Educação, RS, 01/07/2004.
PERIN, Elenara Dias. Investigando potencial para Altas Habilidades em jovens autores de ato infracional. Universidade Federal do Amazonas – Educação, AM. 01/07/2008.
Pinho, Márcia Cristina Gomes de. O Papel da Escola na Estruturação do Autoconceito de Alunos Superdotados. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Psicologia, RJ, 01/12/1997.
Pinto, Renata Rodrigues Maia. Avaliação das Práticas Educacionais Implementadas em um Programa de Atendimento a Alunos Superdotados e Talentosos. Universidade de Brasília – Psicologia, DF, 01/05/2002.
PIRES, Débora Diva Alarcón Pires. A Representação Social da Inteligência em Familiares de Adolescentes Considerados Superdotados. Universidade Católica de Goiás, Psicologia, GO, 01/10/2002.
REIS, Ana Paula Poças Zambelli dos. Representação Feminina em Um Programa de Atendimento às Altas Habilidades/Superdotação. Universidade Católica de Brasília – Educação, 01/0/2008.
Reis, Elizabeth dos. Superdotação e psicanálise: uma questão do desejo. Universidade de São Paulo, Psicologia, SP, 01/10/2001.
Reis, Haydea Maria Marino de Sant'Anna. Cidadania e exclusão: a representação social da inteligência em portadores de altas habilidades. RJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Educação, RJ, 01/11/2001.
Ribeiro, Viviane Teles. A relação entre superdotado, inteligência maquiavélica e consciência moral. Universidade Católica de Goiás, Psicologia, GO, 01/12/2004
Rocha, Regina Celi da Silva. O Desperdício de talentos em escolas da Rede Estadual de Ensino em Volta Redonda (RJ): algumas formas de representação social. RJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Educação, RJ, 01/01/2002.
Sabatella, Maria Lucia Prado. Instituto para Otimização da Aprendizagem - Uma Alternativa Educacional para Alunos Superdotados e Talentosos. Universidade Federal do Paraná, Educação, PR, 01/09/1995.
SILVA, Maria de Lourdes Lunkes da. Indicadores de altas habilidades entre os reclusos do centro de atendimento sócio-educativo no município de Santo Ângelo. Universidade Federal de Santa Maria, Educação, RS, 01/03/2005.
Silva, Tadeu Correa da. Programa de revelações e aptidões e capacidades desportivas de atletas portadores de altas habilidades: do senso comum à metacognição intuitiva. Universidade Castelo Branco, Ciência da Motricidade Humana, RJ, 01/11/2003.
SILVA, Izamara da. Talento acadêmico e desenvolvimento escolar: A importância da motivação no contexto educacional. Universidade Salgado de Oliveira - Psicologia, RJ. 01/03/2009.
Soares, Ana Maria Irribarem. A construção da autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades. Universidade Federal do Paraná, Educação, PR, 01/08/2003.
SOUZA, Jamili Rasoul Salem de. O trabalho junto ao superdotado em nossa realidade - Universidade Metodista de São Paulo, Psicologia, SP, 01/11/2001.
Tsuboi, Maria da Penha Padilha. Um percurso nacional - 20 anos de estudos sobre altas habilidades/superdotação: a contribuição discente dos programas de Pós-Graduação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Educação, RJ, 01/01/2002.
Viana, Jacilene Mesquita. Emoção, inteligência e aprendizagem: a busca de caminhos possíveis para o desenvolvimento de altas habilidades em sala de aula. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Educação, RJ, 01/03/2003.
VIANA, Tânia Vicente. Caminhos da excelência da escola pública de Fortaleza: o conceito de altas habilidades dos professores. Universidade Federal do Ceará, Educação, CE, 01/11/2003.
VIEIRA, Nara Joyce Wellausen. Gênio da lâmpada quebrada! Um estudo psicanalítico da relação professora-aluno portador de Altas Habilidades. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Educação, RS. 01/10/1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário