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segunda-feira, 3 de maio de 2010

DISLÉXICO NA SALA DE AULA

Lidando com um aluno disléxico, o professor deve ter conhecimento e sensibilidade. Algumas estratégias podem usadas para facilitar o aprendizado do aluno disléxico:

- uso freqüente de material concreto: relógio digital, calculadora, gravador, Material Curisineire e Material Dourado;

- confecção do próprio material para alfabetização, como desenhar, montar uma cartilha;

- uso de gravuras, fotografias(a imagem é essencial para sua aprendizagem);

- folhas quadriculadas para matemática;

- máscara para leitura de texto;

- letras com várias texturas;

- fazer revisões freqüentemente;

- evitar ou dar mais tempo para que copie do quadro, pois isso é sempre um problema;

- para ler palavras longas, ensinar a separá-las com uma linha a lápis;

- não forçar a modificar sua escrita, pois ela sempre acha sua letra horrível e não gosta de vê-la no papel. A modulação da caligrafia é um processo longo;

- dar menos dever de casa e avaliar a necessidade e aproveitamento deste;

- dar um tempo maior para realizar as avaliações escritas. Uma tarefa

em que a criança não disléxica leva 20 minutos para realizar, a

disléxica pode levar duas horas;

- sempre que possível , a criança deve ser encorajada a repetir o que lhe foi dito para fazer, isto inclui mensagens. Sua própria voz é de muita ajuda para melhorar a memória;

- usar sempre uma linguagem clara e simples nas avaliações orais e principalmente nas escritas;

- uma língua estrangeira é muito difícil para eles; fazer suas avaliações sempre em termos de trabalhos e pesquisas;

- a criança disléxica deve sentar-se próxima à professora, de modo que a professora possa observá-la e encorajá-la a solicitar ajuda;

- não esperar que ela use corretamente e autonomamente um dicionário para verificar como é a escrita correta da palavra. A habilidade de uso de dicionário deve ser cuidadosamente ensinada;

- evitar dar várias regras de escrita numa mesma semana. Por exemplo, os vários sons do "C" ou "G". Dar lista de palavras com uma mesma regra para a criança aprender, sendo uma a cada semana;

A professora deve ter muita sensibilidade para que suas atitudes não diminuam a auto estima do aluno disléxico, tão frágil. Algumas atitudes e comportamentos podem ser feitos para isso:

- evitar dizer que ela é lenta, preguiçosa ou compará-la aos outros alunos da classe;

- ela não deve ser forçada a ler em voz alta em classe a menos que demonstre desejo em fazê-lo;

- suas habilidades devem ser julgadas mais em sua respostas orais do que nas escritas;

- demonstrar paciência, compreensão e amizade durante todo o tempo;

- não riscar de vermelho seus erros ou colocar lembretes tipo: estude!

precisa estudar mais! precisa melhorar;

- procurar não dar suas notas em voz alta para toda classe, isso a humilha e a faz infeliz;

- não considerar as trocas na escrita como erro por falta de cuidado, tirando pontos de seu trabalho;

- procurar não reforçar sentimentos que minimizam sua auto-estima.

Nunca é tarde demais para ensinar uma criança a ler. Toda criança precisa de apoio e paciência e mais ainda o aluno disléxico. Ele precisa de mais compreensão com suas dificuldades e atenção individualizada sempre, por mais difícil que seja.

Educar é também prestar atenção, não para vigiar e acusar, mas para acompanhar e compreender.


FONTE:www.institutoinclusaobrasil.com.br

Um comentário:

  1. Como são os materiais: Curisineire e Dourado. Onde encontrá-los para venda?
    Parabéns pelo trabalho de Dislexia!

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