SEJA BEM VINDO!

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quarta-feira, 29 de setembro de 2010

NOVIDADES

A escola como palco das diferenças
http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2010/09/27/a-escola-como-palco-das-difer
encas-921978227.asp

As 4 últimas edições do Jornal do Interior estão no link http://www.uvesp.com.br/jornal.php
A última é a de nº 70 e é específica sobre acessibilidade.


domingo, 26 de setembro de 2010

SER O QUE É.


REFLEXÃO.

Ouvi contar um dia, que um rei foi ao jardim e encontrou árvores, arbustos e flores definhando, secando e morrendo.

Indignado o rei voltou-se para o carvalho e perguntou o que estava acontecendo:

-“Ah majestade, eu estou morrendo porque não posso ser tão alto quanto o pinheiro, respondeu”.

O rei escutou depois o pinheiro, que lhe disse:

-“Ah majestade, estou morrendo porque descobri que sou incapaz de dar uvas como a parreira”.

Ouvindo a parreira o rei escutou:

-“Ah majestade estou morrendo porque não posso desabrochar como a roseira”.

O rei continuou a caminhar até que encontrou uma flor, o amor perfeito, florido, viçoso como nunca. Ao indagar-lhe sobre sua formosura o rei ouviu:

-“Ah majestade, se você plantou um amor perfeito, é porque queria que eu fosse um amor perfeito. Eu, então, em vez de ficar me comparando com as outras plantas ao meu redor, pensei:

“COMO NÃO POSSO SER OUTRO ALÉM DE MIM MESMO, TENTAREI SÊ-LO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL”.

Assim relaxei e percebi que poderia contribuir com a existência apenas com minha singela fragrância. O amor perfeito, dessa forma, nos ensinou que:

Somos todos igualmente necessários, cada um no seu lugar.

Contado por Rajneesh- Reescrita: Cecília Caram- Contribuição: Rosângela Alves.

Links muito interessantes!

"A escola deve ser a continuação do lar. É no lar que se encontra o fundamento de toda cultura verdadeiramente humana e social".

Press clipping - Projeto FloreSer

http://www.projetofloreser.blogspot.com/

Sugiro abrir estes links no Google Chrome que faz a tradução automática.
AUTISMO


Paulo Boggio fala sobre a estimulação cerebral por corrente ...

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/09/21/cienciaesaude,i=213933/TRATAMENTO+USA+ESTIMULACAO+CEREBRAL+POR+CORRENTE+PARA+AUTISMO+E+VICIO.shtml


SUPERDOTADO

Alunos turbinados

http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12976

Número de superdotados no país pode ser maior que o apresentado ...

http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2010/09/20/numero-de-superdotados-no-pais-pode-ser-maior-que-apresentado-pelo-censo-escolar-diz-pesquisadora-919572558.asp

TDAH

Unifesp simplifica teste de déficit de atenção

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,unifesp-simplifica-teste-de-deficit-de-atencao,612992,0.htm



ASPERGER

Aumento alarmante de los casos de autismo

http://www.mallorcadiario.com/index.php?option=com_content&task=view&id=57507&Itemid=120

«El doctor Mateo me desquicia»

http://www.abc.es/20100919/tv/mateo-desquicia-201009191935.html

AUTISMO

Los niños pequeños y los autistas son insensibles al bostezo ...

http://www.noticiasdealava.com/2010/09/21/ocio-y-cultura/que-mundo/los-ninos-pequenos-y-los-autistas-son-insensibles-al-bostezo-contagioso

TDAH

Las embarazadas que fuman y beben tienen más riesgo de tener hijos ...

http://www.abc.es/agencias/noticia.asp?noticia=527427

La psiquiatría trabaja en la prevención de los suicidios de ...

http://www.noticiasmedicas.es/medicina/noticias/4502/1/La-psiquiatria-trabaja-en-la-prevencion-de-los-suicidios-de-personas-mayores-el-manejo-de-la-hiperactividad-en-los-ninos-y-el-efecto-del-cannabis-en-cerebros-inmaduros-/Page1.html

ENGLISH

ADHD

60000 children affected by ADHD 'need more help'

http://www.irishtimes.com/newspaper/health/2010/0921/1224279354526.html

ADHD: 1 in 5 misdiagnosed?

http://www.king5.com/health/ADHD-1-in-5-misdiagnosed-103322164.html

Childhood Tobacco Smoke Exposure Ups Risk of ADHD Hispanics and ...

http://www.modernmedicine.com/modernmedicine/Modern+Medicine+Now/Childhood-Tobacco-Smoke-Exposure-Ups-Risk-of-ADHD/ArticleNewsFeed/Article/detail/687861?contextCategoryId=40137

West Milford student charged with trying to sell prescription pills at school

http://www.northjersey.com/news/crime_courts/092010_West_Milford_student_charged_with_trying_to_sell_prescription_pills_at_school.html

ASPERGER

Study shows mental health issues rise among college students

http://gargoyle.flagler.edu/2010/09/study-shows-mental-health-issues-rise-among-college-students/

AUTISM

Hormone Oxytocin Improves Social Cognition But Only In Less …

http://mnt.to/f/3Kbq

Film moves Winslet to start charity

http://www.chichester.co.uk/latest-entertainment-news/Film-moves-Winslet-to-start.6547165.jp

Dance school offers unique class to stimulate children with autism http://www.montgomerynews.com/articles/2010/09/23/souderton_independent/news/doc4c99a5d255d0a316880262.txt

Fertility Drug and Autism Tie Predicted Two Years Earlier http://news.yahoo.com/s/prweb/20100923/bs_prweb/prweb4551524_1

Touch research

http://www.bbc.co.uk/go/rss/int/news/-/news/uk-wales-11392265

Autism: Sad day a year old http://www.langleyadvance.com/news/Autism+year/3557346/story.html?id=3557346&utm_source=twitterfeed&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_medium=twitter

Study follows new siblings of kids with autism

http://www.baltimoresun.com/health/bs-hs-ask-the-expert-0923-20100920,0,3710117.story

BULLYING

Family Time: How to protect children with autism from bullying

http://www.kiowacountysignal.com/lifestyle/family/x1129168571/Family-Time-How-to-protect-children-with-autism-from-bullying

DEPRESSION

Study: Depression High Among Cyber Bullying Victims

http://www.theindychannel.com/news/25120778/detail.html

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Revista Nacional de Tecnologia Assistiva

Pessoal, navegando na net descobri esta revista eletrônica muuuuuito legal. Deem uma passadinha lá e depois me digam se gostaram, ok?

SOFTWARES

Encontrei estas dicas no blog da Sílvia. Passem lá e vejam estas e outras dicas interessantes.





Livros Digitalizados


LIVROS DIGITAIS

a Construcao de Praticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades ... Por allan

A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI Por Gilberta S. de Martino Jannuzzi

A educação do surdo no Brasil Por Maria Aparecida Leite Soares

A Educação Inclusiva na Legislação do Ensino Por Lourdes Marcelino Machado e Andréia Fregate Baraldi Labegalini

A ilha dos daltônicos e a ilha das cicadáceas Por Oliver Sacks

a integracao social dos portadores de deficiencia Por rosana glat

ALUCINAÇOES MUSICAIS: RELATOS SOBRE A MUSICA E O CEREBRO Por OLIVER SACKS

ALUNO DEFICIENTE VISUAL NA ESCOLA: LEMBRANÇAS E DEPOIMENTOS Por Katia Regina Moreno Caiado

Asperger... Que significa para mi?: Un manual dedicado a ayudar a ninos y ... Por Catherine Faherty,Karen Sicoli,R Wayne Gilpin,Karen
Autismo e psicosi infantile Por Frances Tustin

Com Uma Perna SÓ Por Oliver Sacks

deficiencia visual Por allan

DIREITO A DIFERENÇA, O: UMA REFLEXAO SOBRE DEFICIENCIA INTELECTUAL E Por Miriam Pan
Quer ver mais? Acesse Educacaoinclusiva-seo.blogspot.com

Traquinagem sobre rodas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Algumas referências de livros


Via: UNISC - Centro de Apoio Acadêmico

A CEGUEIRA E O SABER
Autor: Affonso Romano de Sant'Anna
Nas seis primeiras crônicas, que dão título ao livro, o autor seleciona lendas, mitos e textos literários sobre o "intrigante tópico da cegueira e do (não) saber", como o Ensaio sobre a cegueira, de Saramago, Em terra de cego, conto de H. G. Wells, A carta roubada, de Poe, A nova roupa do imperador, de Andersen, entre outros, para apresentar os vários aspectos do ver e do não-ver – a cegueira como uma praga temporária, a visão arrogante que não enxerga o óbvio, o pacto social em torno do não-ver, a sabedoria que ilumina a vida interior, o desafio de ver o mundo com novos olhos.


Cadê a Síndrome de Down que estava aqui ? O gato comeu!
Lucio, filho de Lurdinha, nasceu com síndrome de Down. Esta anomalia genética, a trissomia do cromossomo 21, é comumente associada à deficiência mental. Neste livro, as autoras adotam uma visão diferente. Descrevem as ações de Lurdinha procurando mostrar que pessoas com síndrome de Down podem desenvolver-se de modo muito próximo ao da normalidade. O livro emociona, propõe questionamentos, indica alternativas. Traduz indignação ante o preconceito e luta contra ele, ao mesmo tempo que traz a esperança de bani-lo pela demonstração de que a deficiência mental na síndrome de Down é socialmente construída.

Criança Genial
A ONG promove a interação entre crianças e adultos deficientes e não-deficientes através de atividades lúdicas, materiais (como histórias e vídeos) e palestras e eventos. Desde maio de 2004 a ONG já produziu um kit com CD e dois livros infantis em braile e datilologia - o alfabeto dos surdos -, dois DVDs (com a história de uma menina surda e sobre bailarianas em cadeiras de rodas), além de livros para colorir com personagens deficientes. Desenvolve também palestras em escolas, universidades e empresas. Há mais de um ano a Vez da Voz percorre o país com eventos, como nos shoppings Parque D. Pedro (Campinas), Penha (São Paulo) e Tivoli (Santa Bárbara d'Oeste).

Livro: A Doce Sinfonia de seu SilêncioA Doce Sinfonia de seu Silêncio – Editora O Nome da Rosa
O que é realmente dar a volta por cima e batalhar pela vida? Este é o livro de uma mulher apaixonada, sofrida, feliz, madura: um romance real. Luciana desvenda suas intimidades, seus sonhos e fantasias, suas emoções e sensações, o despertar de sua sexualidade antes adormecida, a descoberta do amor, mostrando que, mesmo deficiente, atingiu a plenitude de ser mulher.

Livro: Atividade Física AdpitadaAtividade Física Adptada - Editora:Aladim
São dezenas de milhões de brasileiros com condições especiais de saúde, locomoção ou percepção. No entanto, poucos entre esses sequer sabem que podem se beneficiar com programas específicos de exercícios. Nesse contexto, a obra Atividade Física Adaptada – qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais chega para mostrar que a prática física, quando bem orientada, pode ser muito proveitosa para esses indivíduos.
Autora: Márcia Greguol Gorgatti e Roberto Fernandes da Costa

Livro: A Inserção da Pessoa com Deficiência no Mundo do TrabalhoA Inserção da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho: o Resgate de um Direito de Cidadania
A Inserção da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho: o Resgate de um Direito de Cidadania, de autoria dos auditores fiscais do Trabalho Lucíola Rodrigues Jaime e José Carlos do Carmo, da Delegacia Regional do Trabalho no Estado de São Paulo DRT/SP, é um texto técnico da melhor qualidade, permeado dos aspectos humanos que envolvem o tema abordado. Apesar de já contarmos com várias publicações relacionadas às pessoas com deficiência, elel preenche uma lacuna, explicitando aspectos importantes da camada Lei de Cotas, que obriga as empresas a reservarem parte de seus postos de trabalho para estas pessoas O livro aborda pontos que têm sido motivo de dúvidas e interpretações equivocadas, como, por exemplo, quais empresas estão enquadradas nesta obrigatoriedade, qual o número de vagas a serem preenchidas, qual o conceito legal de pessoa com deficiência e reabilitada profissionalmente, onde encontrá-las, como age a DRT/SP nos casos de irregularidade, qual o valor da multa pelo não cumprimento da cota.
Autoria: Lucíola Rodrigues Jaime e José Carlos do Carmo

Livro: A Invenção da SurdezA Invenção da Surdez – Editora Edunisc
É um livro que busca abranger temas como a educação especial, a natureza educável do surdo, o lugar da cultura surda, a cultura surda e a inclusão no mercado de trabalhos, além de falar da língua de sinais na educação dos surdos, as práticas de letramento para os surdos desde a pré-escola e assim fazer uma análise sobre a surdez e a psicanálise.
Autoras: Adriana da Silva Thoma e Maura Corcini Lopes

Livro: A nova LDB e a Educação EspecialA nova LDB e a Educação Especial – WVA Editora
Texto indispensável para entender a LDB. Discute de forma objetiva e abrangente a nova lei em relação à inclusão de estudantes com deficiência na escola regular.
Autora: Rosita Edler Carvalho

Livro: A Revolução sexual sobre rodasA Revolução sexual sobre rodas – Editora O Nome da Rosa
O autor, com a intenção de diminuir o medo, a vergonha e o isolamento afetivo e sexual a que muitos deficientes físicos se condenam, esclarece neste livro as principais dúvidas sobre tratamentos, recursos e atitudes a serem mantidas para uma sexualidade livre e prazerosa depois da deficiência física. Tratando também da inclusão social, este livro ajuda o deficiente físico a resgatar a vida, a autonomia, o afeto e o erotismo esquecido.

Livro: A Saga de um CampeãoA Saga de um Campeão - Editora Gente
Três anos após o acidente em Vitória, um dos maiores expoentes do iatismo brasileiro, Lars Grael, conta toda sua trajetória em A Saga de um Campeão. A obra é mais do que um panorama dos caminhos do esporte brasileiro, é um retrato de um ser humano convicto e apaixonado pelo esporte e pela vida. A história do iatismo no Brasil e a saga da família Grael, a luta pela reabilitação, os exemplos de superação de deficientes físicos, a importância do esporte para a cidadania. Tudo isso foi reunido pelo atleta que é a personificação da garra e determinação de um ser humano.
Autor: Lars Grael

Livro: Caminho das LetrasCaminho das Letras
Este livro discute a complexidade da alfabetização e a urgência de se repensar a prática pedagógica na aprendizagem da escrita. A partir da perspectiva construtivista e dos estudos da psicogênese da língua escrita, as autoras pesquisaram o processo de aquisição da escrita em pessoas com dificuldades de aprendizagem e também identificaram as características desta construção nas pessoas portadoras de deficiência mental. Articulando a teoria e a prática da sala de aula, explicam, em detalhes, uma proposta pedagógica inovadora para o ensino da escrita a pessoas com necessidades educativas especiais, apontando caminhos metodológicos alternativos com o uso da informática educativa, ilustrando com numerosos exemplos.
Autoras: Izabel Neves Ferreira, Mara Monteiro da Cruz

Livro: Coleção Meu Amigo DownColeção Meu Amigo Down - Editora: WVA
Em casa, na rua, na escola As histórias são narradas por um menino que não entende por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações tão delicadas.
Autora:Cláudia Werneck

Livro: De corpo e almaDe corpo e alma – Editora Sinodal
Aborda o tema da sexualidade no convívio com pessoas com deficiência mental, coloca proposições bem concretas e práticas, incluindo assuntos controversos ligados à sexualidade. Suas considerações são articuladas a partir do referencial orientador da fé cristã, e o diálogo com as ciências humanas propicia consistência e abrangência ao material. De forma que ele não só encontrará especial atenção nos contextos das comunidades de fé, mas em todos os outros contextos comunitários, de convivência, educacionais e sociais.

Livro: Deficientes- Ainda um Desafio para o Governo e para SociedadeDeficientes- Ainda um Desafio para o Governo e para Sociedade - Editora LTR Cultura
O tema central deste estudo, como o próprio título indica, concentra-se na habilitação, na reabilitação profissional e na reserva de mercado de trabalho que convenções internacionais, a Constituição Federal e leis ordinárias, em vigor no país, asseguram aos portadores de deficiência. Objetivo, de igual forma, chamar a atenção para soluções precipitadas ou para decisões unilaterais (muito freqüentes nos dias atuais) que só podem criar outras situações problemáticas e que, decididamente, na maioria das vezes, deixam de trazer alternativas mas adequadas à inclusão social e econômica dos deficientes e mais consentânea com sua inserção definitiva no mercado de trabalho.
Autor: Dr. Pedro de Alcântara Kalume

Livro: Direitos das pessoas com deficiênciaDireitos das pessoas com deficiência. Garantia de igualdade na diversidade – WVA Editora
Guia completo com perguntas e respostas, além de comentários aos crimes previstos na Lei 7.853/89. "Eugênia Fávero, representando o Ministério Público, tem sido parceira incondicional da sociedade civil no âmbito da inclusão de pessoas com deficiência. Este livro é como a autora: didático, profundo, instigante e corajoso, de tal forma que ao leitor não restarão dúvidas sobre a constitucionalidade, a viabilidade e a prática da inclusão. Com ela, temos aprendido a utilizar o ordenamento jurídico brasileiro e as convenções internacionais para sustentar ações de militância e de articulação ético-política pró-inclusão. Eugênia demonstra, como ninguém, porque a legislação brasileira é a favor da educação inclusiva".
Autora: Eugênia Augusta Fávero

Livro: Do outro lado do SolDo Outro Lado do Sol – Editora O Nome da Rosa
Em pleno auge de sua juventude, cursando Medicina, vivendo intensamente seus sonhos, projetos e amores, Kátia Ito teve seu futuro promissor interrompido
por um “acidente” tão rápido quanto inexplicável: um angioma cerebral, que danificou seriamente o lado esquerdo do cérebro. Conseguiu se formar em fonoaudiologia, Comércio Exterior e ainda trabalhar com êxito nessas áreas mesmo após ter perdido boa parte dos seus neurônios,
da capacidade cognitiva e dos seus movimentos.
Autora: Kátia Yuriko Ito

Livro: D'vagar si não aleijaD’Vagar si Não Aleija - Editora Insular
Falar da deficiência física com muito bom humor, sem preconceito, pieguice ou exortação, mostrando que não é “tão triste assim” ser um deficiente físico. Essa é a proposta do livro “D´vagar si não aleija”, do jornalista catarinense Chiko Kuneski, 39 anos. Através da linguagem direta da crônica, o jornalista faz sua estréia na literatura reportando um lado pouco conhecido da deficiência: o divertido. São relatos de episódios que mostram que a vida do portador de deficiência não é apenas de sofrimento e superação. As historias, algumas ouvidas e outras protagonizadas pelo autor, mostram o portador de deficiência física em atividades rotineiras na vida de qualquer pessoa, como estudar, trabalhar, viajar, dirigir, dançar e até fazer sexo. A diferença é que todas acabam tendo o seu lado divertido.
Autor: Chiko Kuneski

Um filme tocante e fundamental

Trata-se do filme indiano Taare Zameen Par, de 2008, que no Brasil recebeu duas traduções: Como Estrelas na Terra e Somos Todos Diferentes. Nos Estados Unidos, foi exibido com o título: Every Child is Special (Todas as crianças são especiais).
O filme foi dirigido por Aamir Khan, que faz o papel do professor substituto de arte que transforma a vida do garoto Ishaan Awasthi, vivido pelo extraordinário ator de 9 anos Darsheel Safary.
Sem cair nos clichês que esse tema poderia suscitar, Como Estrelas na Terra enfoca a dislexia no garoto Ishaan, que passa por todo tipo de violência, em casa e na escola, até ser resgatado do sofrimento pelo professor de arte.
Com lirismo e poesia, nas imagens e nas músicas, que dão encanto e magia à narrativa, o filme nos emociona e nos coloca diante da questão: - por que a sociedade tem tanta dificuldade de lidar com as diferenças e a tendência de valorizar só quem está dentro dos padrões estabelecidos?
Ishaan vive o drama de repetir pela segunda vez na escola porque, por portar dislexia, as letras dançam na sua frente, tanto na lousa quanto no caderno, e não consegue acompanhar as aulas e focar a atenção. É punido por indisciplina pela direção da escola e pelo pai, que resolve transferi-lo para um internato, onde será brutalmente tratado, apanhando de palmatória, até ser descoberto pelo professor de arte, que também sofreu em criança por ser disléxico, dando a Ishaan condições de expressar o seu talento.
Leia mais, clique aqui!

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Olá colegas!
No "sosprofessor.com.br" tem um curso " como gerenciar a sala de aula" com dicas para o professor e pais,é gratuito.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

20 de Setembro – Revolução Farroupilha – Dia do Gaúcho

No dia 20 de Setembro é comemorado o Dia do Gaúcho no Rio Grande do Sul, minha querida terra natal, com inúmeros valores e costumes.

Dia este, 20 de Setembro, que simboliza o início da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos (embora sabe-se que começou antes).

Revolução esta, que foi iniciada devido a indignação do povo que aqui morava em relação aos altos impostos cobrados em inúmeros produtos fabricados, principalmente o charque.

Foram 10 anos de luta, 10 anos da República Rio Grandense.

É considerada a maior rebelião armada do continente americano.

Nesta Revolução não houveram vencedores e nem vencidos, houve um acordo de paz que beneficiou as 2 partes.

Deixando um pouco de lado a história (veja mais, aqui), vemos que o Rio Grande do Sul é um estado onde seu povo tem orgulho e valoriza muito a sua história.

Desmistificando o papel da Educação Especial na sociedade brasileira atual

Esta leitura é uma sugestão do meu colega Ronie do curso de Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis.

Pedago Brasil
12/04/2004

"O elitismo e o dualismo não passavam apenas pela exclusão da escola, pela repetência e evasão, mas pela insistência em propor um duplo sistema para uns e de 'educação' para outros"

Maria Stela de Araujo Albuquerque Bergo (Universidade Federal de Sergipe)

Diante das tendências mundiais no trato da pessoa portadora de necessidades educativas especiais, torna-se inadiável que as instituições educacionais de todo o Brasil assumam uma postura decisiva em relação à sua missão de promover uma educação profissional condizente aos atuais modelos inclusivistas oferecido aos seus milhares de aprendizes, para que os mesmos possam encetar um movimento forte de transformação de uma sociedade, em que seus pólos de execução vislumbrem a eqüidade de oportunidades para todos. A intenção das autoras deste estudo é a de apresentar os paradigmas vigentes na Educação Especial do nosso país, bem como a necessidade de se repensar a qualificação e formação em recursos humanos como meta preliminar na avaliação das entidades que atuam nesta área.

Leia o texto na íntegra clicando aqui!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

CID - Classificação Internacional de Doenças

A Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (também conhecida como Classificação Internacional de Doenças – CID 10) é publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e visa padronizar a codificação de doenças e outros problemas relacionados à saúde. A CID fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças. A cada estado de saúde é atribuída uma categoria única à qual corresponde um código CID 10.

Estes abaixo são os da classe F:

F00 - Demência na Doença de Alzheimer
F01 - Demência Vascular
F02 - Demência em Outras Doenças Classificadas em Outra Parte
F03 - Demência Não Especificada
F04 - Síndrome Amnésica Orgânica Não Induzida Pelo Álcool ou Por Outras Substâncias Psicoativas
F05 - Delirium Não Induzido Pelo Álcool ou Por Outras Substâncias Psicoativas
F06 - Outros Transtornos Mentais Devidos a Lesão e Disfunção Cerebral e a Doença Física
F07 - Transtornos de Personalidade e do Comportamento Devidos a Doença, a Lesão e a Disfunção Cerebral
F09 - Transtorno Mental Orgânico ou Sintomático Não Especificado
F10 - Transtornos Mentais e Comportamentais Devidos ao Uso de Álcool
F11 - Transtornos Mentais e Comportamentais Devidos ao Uso de Opiáceos
F12 - Transtornos Mentais e Comportamentais Devidos ao Uso de Canabinóides
F13 - Transtornos Mentais e Comportamentais Devidos ao Uso de Sedativos e Hipnóticos
F14 - Transtornos Mentais e Comportamentais Devidos ao Uso da Cocaína
F15 - Transtornos Mentais e Comportamentais Devidos ao Uso de Outros Estimulantes, Inclusive a Cafeína
F16 - Transtornos Mentais e Comportamentais Devidos ao Uso de Alucinógenos
F17 - Transtornos Mentais e Comportamentais Devidos ao Uso de Fumo
F18 - Transtornos Mentais e Comportamentais Devidos ao Uso de Solventes Voláteis
F19 - Transtornos Mentais e Comportamentais Devidos ao Uso de Múltiplas Drogas e ao Uso de Outras Substâncias Psicoativas
F20 - Esquizofrenia
F21 - Transtorno Esquizotípico
F22 - Transtornos Delirantes Persistentes
F23 - Transtornos Psicóticos Agudos e Transitórios
F24 - Transtorno Delirante Induzido
F25 - Transtornos Esquizoafetivos
F28 - Outros Transtornos Psicóticos Não-orgânicos
F29 - Psicose Não-orgânica Não Especificada
F30 - Episódio Maníaco
F31 - Transtorno Afetivo Bipolar
F32 - Episódios Depressivos
F33 - Transtorno Depressivo Recorrente
F34 - Transtornos de Humor (afetivos) Persistentes
F38 - Outros Transtornos do Humor (afetivos)
F39 - Transtorno do Humor (afetivo) Não Especificado
F40 - Transtornos Fóbico-ansiosos
F41 - Outros Transtornos Ansiosos
F42 - Transtorno Obsessivo-compulsivo
F43 - "Reações ao ""stress"" Grave e Transtornos de Adaptação"
F44 - Transtornos Dissociativos (de Conversão)
F45 - Transtornos Somatoformes
F48 - Outros Transtornos Neuróticos
F50 - Transtornos da Alimentação
F51 - Transtornos Não-orgânicos do Sono Devidos a Fatores Emocionais
F52 - Disfunção Sexual, Não Causada Por Transtorno ou Doença Orgânica
F53 - Transtornos Mentais e Comportamentais Associados ao Puerpério, Não Classificados em Outra Parte
F54 - Fatores Psicológicos ou Comportamentais Associados a Doença ou a Transtornos Classificados em Outra Parte
F55 - Abuso de Substâncias Que Não Produzem Dependência
F59 - Síndromes Comportamentais Associados a Transtornos Das Funções Fisiológicas e a Fatores Físicos, Não Especificadas
F60 - Transtornos Específicos da Personalidade
F61 - Transtornos Mistos da Personalidade e Outros Transtornos da Personalidade
F62 - Modificações Duradouras da Personalidade Não Atribuíveis a Lesão ou Doença Cerebral
F63 - Transtornos Dos Hábitos e Dos Impulsos
F64 - Transtornos da Identidade Sexual
F65 - Transtornos da Preferência Sexual
F66 - Transtornos Psicológicos e Comportamentais Associados ao Desenvolvimento Sexual e à Sua Orientação
F68 - Outros Transtornos da Personalidade e do Comportamento do Adulto
F69 - Transtorno da Personalidade e do Comportamento do Adulto, Não Especificado
F70 - Retardo Mental Leve
F71 - Retardo Mental Moderado
F72 - Retardo Mental Grave
F73 - Retardo Mental Profundo
F78 - Outro Retardo Mental
F79 - Retardo Mental Não Especificado
F80 - Transtornos Específicos do Desenvolvimento da Fala e da Linguagem
F81 - Transtornos Específicos do Desenvolvimento Das Habilidades Escolares
F82 - Transtorno Específico do Desenvolvimento Motor
F83 - Transtornos Específicos Misto do Desenvolvimento
F84 - Transtornos Globais do Desenvolvimento
F88 - Outros Transtornos do Desenvolvimento Psicológico
F89 - Transtorno do Desenvolvimento Psicológico Não Especificado
F90 - Transtornos Hipercinéticos
F91 - Distúrbios de Conduta
F92 - Transtornos Mistos de Conduta e Das Emoções
F93 - Transtornos Emocionais Com Início Especificamente na Infância
F94 - Transtornos do Funcionamento Social Com Início Especificamente Durante a Infância ou a Adolescência
F95 - Tiques
F98 - Outros Transtornos Comportamentais e Emocionais Com Início Habitualmente Durante a Infância ou a Adolescência
F99 - Transtorno Mental Não Especificado em Outra Parte

21 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DA LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

odO Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.


Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em nossas lutas, e também como forma de divulgar nossas lutas por inclusão social.

Lei Nº 11.133, DE 14 DE JULHO DE 2005

Fonte: Cedip

Conheça sistemas operacionais gratuitos para deficientes visuais


Soluções baseadas em distribuições do Linux facilitam o dia a dia.

Iniciativas nacionais de adaptações de sistemas operacionais estão facilitando o dia a dia de portadores de deficiência visual. Aplicativos fazem a leitura de texto na tela de um computador e emitem o seu conteúdo por áudio, permitem a navegação na internet, uso de mensageiros instantâneos e a criação de documentos de texto, apresentações ou planilha de cálculo através de programas de acessibilidade.

Entre essas iniciativas, destacam-se duas distribuições Linux (sistema operacional de código aberto) customizadas para atender as necessidades de quem tem dificuldades de leitura ou possui deficiência visual completa.

Uma dessas iniciativas é o linuxacessivel.org, que é baseado no Ubuntu Linux. Os seus recursos de acessibilidade ficam disponíveis desde a sua inicialização, permitindo que o próprio usuário com dificuldade de visão faça a instalação sozinho. Os principais aplicativos já estão configurados para funcionar com o Orca (1), além de contar com suíte de escritório, navegador de internet, tocador de mp3, mensageiro instantâneo, reprodutor de vídeos etc.

O linuxacessivel.org pode ser instalado num desktop ou notebook com configuração básica. Não possui custo de licença e é distribuído num Live CD, que pode ser baixado neste link ou no site do projeto.